terça-feira, 28 de setembro de 2010

O BEM-ESTAR APÓS O PARTO

 

Durante a gravidez a maioria das mulheres recebe muitas atenções, mas após o nascimento todos estes cuidados passam a ser orientados no sentido do bebé, da sua saúde e do seu bem-estar. Os visitantes, ao entrar em sua casa, perguntam "Como vai o bebé?", sendo certo que quase sempre este está bem, mas na verdade quem se sente exausta é a mãe. É comum as jovens mães descurarem a sua própria saúde, talvez por não quererem maçar os médicos com os seus próprios problemas, tais como fadiga crónica ou corrimento persistente. No entanto, a sua boa saúde e o seu estado emocional são tão importantes quanto os do seu bebé.

O seu estado emocional

Certas mães apaixonam-se de imediato pelos seus bebés, ao passo que outras parecem precisar de mais tempo para que tal aconteça. Ambas as reacções são perfeitamente compreensíveis. Normalmente, os sentimentos maternais desenvolvem-se à medida que vai conhecendo melhor o seu bebé e que todas as canseiras dos últimos tempos vão ficando para trás no tempo.

Cerca de 3 a 5 dias após o parto as consideráveis variações hormonais que se processam podem provocar em si vontade de chorar, irritabilidade, fadiga, sentimentos depressivos, tensão em poucas palavras, você pode sentir-se esgotada! Estas quebras no seu humor ão normalmente passageiras e não tardam a desaparecer.

Se, no entanto, os seus sentimentos em relação ao bebé a preocupam ou se tiver mesmo a sensação de que voçê ou o seu companheiro seriam capazes de prejudicar o bebé, deverá pedir ajuda a alguém imediatamente. Fale com o seu médico ou enfermeira ou tente arranjar uma maneira de receber aconselhamento psicológico.
in Guia cuidar do bebé

quarta-feira, 22 de setembro de 2010


Alimentos Importantes para a Saúde da Mulher


Alimentos Importantes para Saúde da Mulher



Você se preocupa com a alimentação? Aposto que para a maioria das mulheres, a resposta é "sim". Mas para as que não se preocupam tanto, aconselho que se preocupem mais com sua saúde, cuidando da alimentação, praticando atividade física e principalmente que se sintam bem e felizes!
Existem nutrientes essenciais para a saúde da mulher. Esses alimentos podem evitar diversas doenças como câncer de mama e útero, prisão de ventre, colesterol, diabetes, osteoporose, anemia, hipertensão, baixa-estima e até endometriose.
Mesmo que a mulher se alimente direitinho, saiba que apenas pequenas mudanças no cardápio podem fazer maravilhas para a beleza e para a longevidade.

Ferro e Vitamina C

O Ferro é um importante mineral para as mulheres devido à sua perda acentual nos períodos menstruais. Quando consumido juntamente com a vitamina C, sua absorção é ainda maior. Feijão, lentilha, couve e carnes como o fígado são grandes fontes de ferro.
Os alimentos fontes de vitamina C são as frutas cítricas: laranja, morango, maçã, acerola e tangerina. Esses alimentos são também antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres evitando o envelhecimento.

Cálcio

O cálcio é um dos minerais mais importantes para as mulheres, pois previne a osteoporose — doença caracterizada por perda de massa óssea, muito frequente em mulheres. Leite, queijo, iogurte, vegetais de folhas verde-escuras e peixes, se consumidos diariamente, podem prevenir ou minimizar a osteoporose.

Soja

A soja contém isoflavonas que colaboram com a diminuição do colesterol e podem amenizar os sintomas da menopausa devido à sua estrutura de fitoestrógeno. O estrógeno é um hormônio feminino que se encontra diminuído durante a menopausa, causando alguns desconfortos como calores, secura na pele, insônia, mudança de humor, entre outros.

Betacaroteno

O betacaroteno está presente em vegetais alaranjados como cenoura e abóbora e em folhas verdes escuras como brócolis e espinafre. Ajuda na síntese de tecidos do corpo e possui indóis, que previnem o câncer de mama.

Fibra e Água

A constipação intestinal é uma queixa frequente. Para solucionar este problema, procure beber muita água: de 1 a 2 litros todos os dias. Aumente a ingestão de fibras como verduras, legumes, frutas, cereais e grãos integrais. Ingerindo bastante água e consumindo fibras, além de ajudar no trânsito intestinal, hidrata o corpo e ajuda na eliminação de toxinas pelos rins.

Inhame

O inhame ameniza as cólicas menstruais e outros sintomas das TPM; reforça as defesas do organismo, estimula a libido e tem ação antiinflamatória, deixando o organismo menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas — evitando até a celulite.

Morango

O morango traz muitos benefícios para a beleza, principalmente para a pele do rosto. Ele possui enzimas que bloqueiam as rugas por conter antioxidantes.

Chocolate meio amargo

O cacau, principal ingrediente do chocolate, tem um antioxidante poderoso que trabalha aumentando a irrigação sanguínea, retardando o aparecimento de rugas. Ochocolate meio amargo, além de ser antioxidante, é também rico em flavonóides. Ajuda até na TPM, pois traz sensação de bem-estar.

Peixes e carnes

Alimentos Importantes para Saúde da Mulher
Uma dieta rica em Omega 3 e ácidos graxos — como a fornecida por peixes como o salmão e o linguado — auxilia na prevenção de doenças coronarianas. Outra forcinha é dada pelo zinco, existente nas ostras (e também no fígado, leite e farelo de trigo), que estimula a multiplicação celular. Não menos importante, o manganês, enxofre e magnésio — presentes nos frutos do mar e grãos — são minerais antioxidantes, prevenindo danos às células.
As carnes são boa fonte de proteínas, responsáveis pela formação, oxigenação e manutenção dos tecidos. Contêm um pouco de ferro, o que previne também a anemia. Outro ponto a favor: a carne é rica em zinco, que é um mineral antioxidante por natureza.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010


Você prepara sua pele antes da maquiagem?


Você prepara sua pele antes da maquiagem?

Se você não faz nenhum tipo de preparação da pele antes de se maquiar, vou dar algumas dicaspara que a maquiagem fique perfeita e duradoura.
Para que a maquiagem fique impecável, a pele deve ser preparada corretamente para receber os cosméticos. Caso contrário, toda sua produção vai durar menos e seu rosto pode ficar com aparência oleosa.

Passo a Passo da Pré-Maquiagem

  • Limpar bem a pele. Lavar o rosto é fundamental para eliminar as impurezas e a oleosidade. Tome cuidado com a temperatura da água, que não pode ser quente nem gelada. Utilize sabonetes específicos para seu tipo de pele. Cada pele pede cuidados específicos. Algumas marcas oferecem produtos “2 em 1”, que limpam e tonificam. Esses produtos facilitam a preparação da pele no dia-a-dia.
  • Hidratação. Escolha produtos sem óleo e que não causam obstrução dos poros. Caso use algum creme anti-idade ou para cuidados específicos do rosto, é preciso aplicá-lo antes da maquiagem, para não correr o risco de estragar o make.
  • Proteção Solar. É imprescindível. O filtro solar deve ser usado todos os dias pela manhã. Hoje você também encontra hidratantes e bases com proteção solar.
  • Primer. O primer é um produto utilizado como pré-maquiagem. Sua função é uniformizar a pele, diminuir a oleosidade, fechar os poros e fixar a maquiagem por mais tempo. Ele nem sempre é necessário, mas para algumas pessoas faz muita diferença. Ele preenche a superfície da pele, deixando-a lisinha para receber a base. É indicado principalmente para quem tem poros abertos, linhas de expressão ou marcas de acne.
Agora sua pele já está limpa, hidratada e protegida, pronta para receber a maquiagem!

Retoques

Se você quiser retocar sua maquiagem ao longo do dia, a dica é reaplicar apenas itens como corretivo, pó, blush e batom.
Não é necessário lavar o rosto e começar do zero. Com o uso de pincéis, você consegue aplicar camadas mais finas e garantir um resultado mais natural.
Outro truque é usar os lencinhos ou creminhos anti-brilho, que retiram a oleosidade da pele sem estragar a maquiagem. Um pó solto de preferência mineral também dá o mesmo resultado.

Limpeza da pele após a maquiagem

Para o final do dia, há mais uma regrinha que pode fazer a diferença para manter sua pele bonita e saudável: Retirar a maquiagem, antes de dormir, é fundamental.Veja como:
  • Use um demaquilante com algodão para retirar o excesso da maquiagem.
  • Lave o rosto com sabonete neutro.
  • Passe um tônico para retirar aquela sujeirinha que não saiu com a lavagem.
  • Hidrate a pele.  É no momento que a pele já está limpa que os nutrientes do hidratante penetram na pele com mais eficiência enquanto você dorme.
  • Passe creme para área dos olhos. Se você já não é mais tão jovem, não se esqueça de cuidar dessa região, que é a parte mais sensível do rosto.
Esse ritual todo dá um pouco de trabalho, mas para aquelas que querem garantir a pele sempre bonita e saudável, esses cuidados são fundamentais.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010


Dicas para Cabelos Oleosos



Cabelos Oleosos





Os cabelos oleosos normalmente são gordurosos, pesados, finos e sem volume. Chegam ao final do dia grudados na cabeça e com aspecto sujo. O primeiro passo importante é a limpeza. Ela deve ser feita diariamente e com muito critério para não comprometer ainda mais a função equilibrante das glândulas.
O excesso de oleosidade ocorre quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de oleosidade maior do que a necessária. Este problema pode ainda ser piorado devido a alterações hormonais ou estresse.
  A excessiva oleosidade capilar tem sido apontada com frequência como umimportante causador de queda de cabelos. A limpeza adequada e a correta estimulação do metabolismo capilar são aliados fortes no combate à queda. 

Cuidados com Cabelos Oleosos

Cabelos Oleosos
Existem alguns cuidados que ajudam a controlar a oleosidade do cabelo. Com algumas poucas mudanças de hábitos, você já poderá notar melhoras.
  • Procure manter os cabelos sempre soltos, evitando o uso de boinas, lenços, toucas ou chapéus que possam impedir a ventilação do couro cabeludo.
  • Não passe as mãos ou escove muito os cabelos. Evite também massagens no couro cabeludo. Esses são hábitos que estimulam a produção de óleo.
  • Lave os cabelos diariamente: limpeza é fundamental.
  • Use xampus adstringentes, com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos. O ideal é alternar.
Cabelos Oleosos
  • Use xampu anti-resíduo ou esfoliante capilar uma vez por semana.
  • Ao passar máscaras hidratantes, condicionadores e leave-in, passe sempre da metade da raiz até as pontas: jamais passe no couro cabeludo.
  • Evite água quente, pois a alta temperatura resseca os cabelos e, por isso, estimula a produção de mais oleosidade.
O ideal é usar um produto que cuide da raiz ao fio de cabelo contribuindo na desobstrução de pequenas partículas de gordura acumuladas no folículo piloso, e que nutra adequadamente o bulbo capilar. A formulação dos xampus deve proporcionar limpeza sem agressão à estrutura dos fios dos cabelos oleosos.

Causas da Oleosidade

A causa desse problema é de ordem genética, mas alterações hormonais e estresse podem agravar o problema. A oleosidade se dá pela produção de glândulas sebáceas que normalmente entram em hiperatividade por alguma disfunção endócrina ou até mesmo por um processo de atividade exacerbada por fatores genéticos.

Tratamento

Para se livrar desse incômodo constante e diário, o recomendado é procurar uma clínica especializada em tratamento capilar para que o terapeuta possa analisar o couro cabeludo. A oleosidade excessiva, quando genética, não tem cura: por isso é recomendado um tratamento para controlá-la.
  No mundo da cosmética já existem xampus e loções indicados especificamente para esse tipo de cabelo. Eles removem os resíduos sem ressecar tanto os fios. Xampus anti-caspa também ajudam e, se o caso for grave, o dermatologista pode indicar também medicamentos via oral.

Dicas de Xampus

Cabelos Oleosos

1-Senscience Specialty Shampoo

  Shampoo eficaz que limpa profundamente o excesso de oleosidade do couro cabeludo enquanto repõe as proteínas perdidas e os lipídios, protegendo e hidratando o cabelo. Deixa o cabelo completamente limpo sem provocar acúmulo de resíduos. Remove de maneira eficazresíduos de oleosidade do cabelo e do couro cabeludo enquanto ajuda a melhorar a condição do cabelo adicionando corpo. R$ 62,99

2- Wella Lifetex Balenced Anti-Grease

  Shampoo para couro cabeludo oleoso. Limpa suavemente e controla o nível de oleosidade dos fios. Cabelos soltos, tratados e com um novo brilho. Um couro cabeludo oleoso é resultado da produção excessiva das glândulas sebáceas, que pode ser influenciada por fatores internos e externos como a poluição.R$ 48,00

3- Natura Ultraplant

Um shampoo anti-resíduos que limpa profundamente os fios e devolve a vitalidade aos cabelos sem ressecá-los. O produto combina ativos de gengibre e hortelã a uma fórmula exclusiva, com concentração maior de agentes tensoativos, responsáveis pela limpeza dos cabelos. R$ 8,90

4- Clean Intensy Amend

Limpa satisfatoriamente e remove os resíduos de produtos sem enxágüe e de poluição. Os cabelos ficam com equilíbrio natural de lubrificação, brilhantes e soltos. Contém: Extratos de Frutas Cítricas (Limão, Laranja e Tangerina). Sem sal. R$ 14,28

5- Pure resource LOréal Professionnel

Shampoo purificante para cabelos normais à oleosos. LImpa os fios removendo a oleosidade e os resíduos. R$ 39,00

6- Cabelos Oleosos Klorane

Shampoo que reduz as atividades das glândulas sebáceas graças aos componentes policíclicos do extrato de urtiga. Um novo composto retarda a migração do óleo ao longo do fio capilar. Dá volume e desembaraça os cabelos. Uso recomendado para cabelos oleosos. R$ 32,00

7- Kérastase Spécifique Bain Clarifiant

Shampoo regulador de longa duração para cabelos oleosos e com o couro cabeludo oleoso. Limpa e purifica o couro cabeludo oleoso, oferecendo uma sensação de frescor imediata. Proporciona vitalidade e leveza à fibra capilar, tornando os cabelos mais soltos e saudáveis. Também é ideal para remoção dos resíduos deixados por produtos. R$ 71,00

Depilação


Depilação
Toda mulher sonha em ter uma pele lisinha, sem nenhum pelo. Uma prova disso é a grande procura pelos inúmeros métodos de depilação existentes.

Preparação para Depilação

Para que o resultado fique perfeito, é importante seguir algumas dicas:
  • Faça uma esfoliação antes da depilação para retirar as células mortas.
  • Depile-se com a pele limpa. Isto ajudará a prevenir infecções ou inchaços.
  • Utilize água quente ou depile-se após o banho. O vapor aumenta a elasticidade da pele e amolece o pelo. O pelo úmido é mais fácil de ser depilado.
  • Aplique creme, espuma ou gel para depilação. Uma vez que seus pelos estejam umedecidos, o aparelho deslizará mais facilmente sobre a pele, evitando cortes.
  • Evite expor-se ao sol logo após a depilação feita com cera. O risco de manchas é quase certo.
  • Evite passar hidratantes em seguida, espere pelo menos uma hora. Eles podem obstruir os poros, causando irritação e pelos encravados.

Tipos de Depilação

Depilação com Lâmina

Depilação
É mais indicada para quem tem poucos pelos. É a forma mais prática e rápida de depilação, porém em poucos dias os pelos nascem novamente. A depilação com lâmina é também a maior causadora de pelos encravados, irritações e manchas em áreas como virilha e axilas.

Cremes Depilatórios

Depilação
Os cremes depilatórios agem superficialmente e dissolvem o pelo. O resultado é semelhante ao da lâmina. Eles pedem uma prova para verificar se a pele aceita a química e ao aplicá-los, deve-se seguir a risca as instruções do fabricante para evitar irritações.

Aparelhos Eletrônicos

Depilação
Permite a remoção dos pelos desde a raiz e é indicado para a região das pernas. Se você possui o aparelho este é um método prático e barato, ,porém pode provocar os famosos pelos encravados. Esse método costuma ser dolorido.

Cera Quente

Depilação
Indicada para áreas pouco sensíveis. Apesar de ser um método barato, é um método agressivo à pele (além de a temperatura nem sempre estar no grau adequado).
Propicia resultados duradouros. É prático e higiênico, mas pode gerar irritações nas áreas já anteriormente depiladas. O preço é bem acessível, e em qualquer salão se encontra uma depiladora.
A cera quente requer tempo para ser feita. Ela pode manchar peles muito sensíveis ou queimar a pele se o profissional aplicando-a não for ágil o suficiente.

Depilação Definitiva

Depilação a Laser

Depilação
Para quem quer se livrar para sempre do incômodo de arrancar os pelos, a alternativa é a depilação definitiva a laser. A depilação a laser é menos invasiva e diminui o volume dos pelos, pois age diretamente na raiz. É segura por não usar agulhas e menos dolorosa que outros métodos.  
Feito em locais especializados, é realizado em sessões para que os pelos sejam gradativamente removidos. Se os aparelhos para esse tipo de depilação forem modernos, a depilação é praticamente indolor. É o método mais caro. É também contra-indicado para gestantes.

Luz Pulsada

A luz pulsada é muito semelhante ao laser, havendo apenas algumas distinções técnicas como o tipo de energia utilizada e a forma como esta é aplicada. Mas o principio de destruição do pelo através da luz captada pela melanina é semelhante em ambas as técnicas, com a diferença que a luz pulsada requer menos energia do que o laser, sendo também menos eficaz.
Tal como no laser, a depilação à luz pulsada também pode provocar queimaduras e manchas se não for utilizada corretamente.