No One Day Spa Ala Szerman, em Lourdes, as proprietárias Eliana Nogueira Dantas e Thais do Amaral destacam as terapias de pedras quentes (ou hot stone therapy), que, com a aplicação de massagens orientais (tuiná ou ayurvédica), penetram na pele e produzem respostas desestressantes. “Temos também a terapia de pedras faciais, com revezamento entre pedras quentes (vulcânicas) e frias (de mármore) em pontos-chave do organismo (chacras), o que provoca uma ginástica involuntária dos tecidos do rosto, abrindo os poros e relaxando os músculos, além da desintoxicação das células da face”, explica Eliana.
A terapia de pedras faciais dura, em média, uma hora e meia, e é precedida de uma limpeza da pele com loções adstringentes para a retirada de impurezas. A partir da avaliação de uma esteticista, ela verifica as necessidades do cliente para indicar a máscara adequada a cada tipo de pele. “A diferença pode ser notada na primeira sessão, mas o ideal são cerca de cinco sessões, alternadas com outros tratamentos não-invasivos”, afirma.
Outra técnica solicitada no spa é a massagem com toalhas mornas. Em 50 minutos, a massoterapeuta usa óleos essenciais que penetram no corpo, dilatando poros e relaxando os músculos. Geralmente, são usados óleos como o ylang-ylang, que é energizante, ou a lavanda, que é calmante, sem ser sedativo. Eliana diz que, antes de se submeterem às toalhas mornas, alguns clientes fazem a gomagem, uma técnica de esfoliação profunda que provoca a estimulação do colágeno e da elastina, que dão sustentação à pele. “A esfoliação é feita com sais marinhos para eliminar células mortas”, afirma.
Drenagem
Banhos específicos com óleos de alecrim, eucalipto e cipreste, combinados com drenagem linfática para mulheres que estão com tensão pré-menstrual (TPM), ou para grávidas, também ajudam a eliminar quem tem retenção de líquido: “Através de manobras que fazem o arraste de líquidos, é possível bombear o sistema linfático e melhorar o estado geral das mulheres”.
Para a clientela que dispõe de mais tempo para relaxar, uma alternativa é um serviço que dura, em média, seis horas. O relaxamento começa assim que a pessoa coloca os pés no spa. Uma massoterapeuta fica por conta do cliente, que é recebido com um welcome drink de ervas e limão, com pantufas de ervas com propriedades relaxantes, escalda-pés e uma série de técnicas antiestresse. Entre as opções estão o banho de ofurô, a aromaterapia e a massagem fangotermal, que usa argila verde, substância que causa bem-estar e tem efeito terapêutico.
A cirurgiã-dentista Daniela Cristina Rosário Alves, de 28 anos, confessa que é fã desse tipo de terapia, da qual é adepta há quatro anos. “Adoro a massagem ayurvédica. A massoterapeuta usa os pés e as mãos, além dos óleos. Para pessoas que têm dias estressantes como eu, depois de oito horas de trabalho, esse descanso é essencial”, afirma, dizendo que também já se submeteu à drenagem linfática de estética obtendo bons resultados.
******************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário