quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Qualidade de vida - Hora de relaxar

 Saúde do Corpo - Terapias à base de elementos naturais ajudam a combater estresse e a aliviar tensões do dia-a-dia



Vida estressante, ansiedade, excesso de trabalho, desgaste físico e emocional… Seja nos fins de semana, num dia de folga ou depois de um dia cansativo de trabalho, nada melhor do que reservar umas duas horas por dia para as terapias de relaxamento. Embora o corre-corre exija cada vez mais das pessoas e momentos de ócio estejam escassos, especialistas recomendam que pelo menos uma ou duas vezes por semana reservemos algum tempo para cuidar do que foi desgastado ao longo dos dias.

Segundo a psicóloga e massoterapeuta Ângela Costa, terapias antiestresse – corporais ou faciais – não agem somente fisicamente, mas atuam também no aspecto emocional e psíquico das pessoas. “É como se, depois de um turbilhão de emoções de um dia inteiro, o corpo e a mente se preparassem para um momento de reflexão, numa espécie de descanso anestésico para recarregar as baterias”, define.

Ela observa o aumento da aplicação de técnicas de relaxamento em spas e clínicas, que reservam muitas opções para os clientes. “Muitas clínicas estão privilegiando a saúde em detrimento da estética, usando elementos da natureza, substâncias que aliviam as tensões e promovem o ralaxamento”, ressalta.

No One Day Spa Ala Szerman, em Lourdes, as proprietárias Eliana Nogueira Dantas e Thais do Amaral destacam as terapias de pedras quentes (ou hot stone therapy), que, com a aplicação de massagens orientais (tuiná ou ayurvédica), penetram na pele e produzem respostas desestressantes. “Temos também a terapia de pedras faciais, com revezamento entre pedras quentes (vulcânicas) e frias (de mármore) em pontos-chave do organismo (chacras), o que provoca uma ginástica involuntária dos tecidos do rosto, abrindo os poros e relaxando os músculos, além da desintoxicação das células da face”, explica Eliana.

A terapia de pedras faciais dura, em média, uma hora e meia, e é precedida de uma limpeza da pele com loções adstringentes para a retirada de impurezas. A partir da avaliação de uma esteticista, ela verifica as necessidades do cliente para indicar a máscara adequada a cada tipo de pele. “A diferença pode ser notada na primeira sessão, mas o ideal são cerca de cinco sessões, alternadas com outros tratamentos não-invasivos”, afirma.

Outra técnica solicitada no spa é a massagem com toalhas mornas. Em 50 minutos, a massoterapeuta usa óleos essenciais que penetram no corpo, dilatando poros e relaxando os músculos. Geralmente, são usados óleos como o ylang-ylang, que é energizante, ou a lavanda, que é calmante, sem ser sedativo. Eliana diz que, antes de se submeterem às toalhas mornas, alguns clientes fazem a gomagem, uma técnica de esfoliação profunda que provoca a estimulação do colágeno e da elastina, que dão sustentação à pele. “A esfoliação é feita com sais marinhos para eliminar células mortas”, afirma.

Drenagem

Banhos específicos com óleos de alecrim, eucalipto e cipreste, combinados com drenagem linfática para mulheres que estão com tensão pré-menstrual (TPM), ou para grávidas, também ajudam a eliminar quem tem retenção de líquido: “Através de manobras que fazem o arraste de líquidos, é possível bombear o sistema linfático e melhorar o estado geral das mulheres”.

Para a clientela que dispõe de mais tempo para relaxar, uma alternativa é um serviço que dura, em média, seis horas. O relaxamento começa assim que a pessoa coloca os pés no spa. Uma massoterapeuta fica por conta do cliente, que é recebido com um welcome drink de ervas e limão, com pantufas de ervas com propriedades relaxantes, escalda-pés e uma série de técnicas antiestresse. Entre as opções estão o banho de ofurô, a aromaterapia e a massagem fangotermal, que usa argila verde, substância que causa bem-estar e tem efeito terapêutico.

A cirurgiã-dentista Daniela Cristina Rosário Alves, de 28 anos, confessa que é fã desse tipo de terapia, da qual é adepta há quatro anos. “Adoro a massagem ayurvédica. A massoterapeuta usa os pés e as mãos, além dos óleos. Para pessoas que têm dias estressantes como eu, depois de oito horas de trabalho, esse descanso é essencial”, afirma, dizendo que também já se submeteu à drenagem linfática de estética obtendo bons resultados.
******************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário